Resolvi antecipar esse post para deixar todos informados sobre a novela vivida por todos que precisam usar os planos de saúde... O meu plano sul américa não autorizou o procedimento, alegando que a cirurgia que nos submetemos, eu e minha filha (cirurgia fetal para correção de mielomeningocele) , não está no rol de procedimentos da ANS (agência nacional de sáude)... ou seja, o plano cobre a cirurgia de mielomeningocele após o nascimento e não cobre a cirurgia de mielomeningocele quando feita intrauterina... é uma contradição , pois a cirurgia após o nascimento deixa sequelas, já que o defeito da coluna fica exposto durante toda a gravidez, enquanto intraútero vc já fecha e corrige. A correção da mielomeningocele intraútero evita que as raízes nervosas fiquem expostas e sofram um processo maior de inflamação, além de evitar também colocação de válvula na criança, uma vez que evita a hidrocefalia e outras sequelas mais. O custo para os planos de saúde são bem maiores quando a cirurgia é feita após o nascimento. A criança que tem hidrocefalia, por exemplo, tem que fazer a colocação de válvula no cérebro. Geralmente esta válvula é trocada algumas vezes, são muito caras e cobertas pelo plano de saúde. Com a cirurgia intrauterina essas sequelas tem menos chance de acontecer... as despesas do plano de saúde com essa criança que irá nascer já operada intraútero será infinitamente menor do que com a cirurgia após o nascimento.
Os grandes benefícios da cirurgia intrauterina foram comprovados através um estudo feito em 3 grandes centros de cirurgia fetal nos Estados Unidos(Hospital Infantil da filadélfia-Chops, Vanderbilt University e Universidade da califórnia em São Francisco) onde foi analisado os resultados clínicos compararando a cirurgia fetal versus a cirurgia pós-natal. O objetivo do estudo era operar 200 pacientes , mas o NIH terminou o julgamento após a 183ª cirurgia, com base em evidências claras de eficácia para o procedimento pré-natal ( intraútero). O estudo MOMS(Management of Myelomeningocele Study) foi publicado em 17 de março de 2011 no New England Journal of Medicine e liberado mundialmente a cirurgia fetal conforme protocolo do NIH.
A questão é : o plano de saúde não cobriu as despesas com a cirurgia da minha filha e vamos ter que apelar para a justiça resolver esse impasse... sorte que a nossa família tem condições de arcar com as despesas dessa cirurgia e se não tivesse ? Teria que deixar minha filha nascer doente ? Com sérios problemas pelo resto da vida ?
Essa semana recebi email de 2 mães: a primeira que mora em São Paulo e que tem sul américa... teve que entrar com uma liminar e está esperando a resposta da justiça para a realização da cirurgia. E a segunda mãe que mora no Espírito Santo...
Esperamos que com a divulgação e a comprovação da eficácia da ciurgia intrauterina, a justiça Brasileira e a ANS (Agência Nacional de Saúde) reconheçam o procedimento e façam valer perante os planos de saúde o direito de nós, mães, operarmos nossos filhos ainda dentro do nosso ventre, possibilitando uma qualidade de vida melhor para nossos bebês.
Realmente essa atitude dos planos de saúde em não liberar essa cirurgia é de fato muito pouco inteligente. Visto que, os benefecios que a cirurgia feita intraútero são infinitamente melhores e com isso diminue o custo com tratamentos, após o nascimento, para os planos.Sem contar com a qualidade de vida que essas crianças vão ter... Não tem nem o que discuti.
ResponderExcluirAna Carla
Passei por esta experiência em relação ao plano de saúde. Quem necessitar não pode desistir , consegui a liminar em menos de 24 horas e o Juiz determinou prazo de 48 horas para que o convênio realizasse o procedimento : Ressalvo que foi coberto a cirurgia e as despesas hospitalares (já que meu plano não atende mais o hospital Santa Joana). Agradeço a Deus por ter colocado Dra Rosilda e Dra Carla tb em minha vida e se empenharam muito !!!!
ResponderExcluirMeu filho tem hidrocefalia e fiz a cirurgia intra utero com o Dr Moron dia 20/12. A cirurgia foi um sucesso e meu filho provavelmente nem vai precisar fazer outra cirurgia para colocar a valvula quando nascer. Foi um verdadeiro milagre!
ResponderExcluirA cirurgia intra utero e realmente o melhor caminho.
Alguém fez a cirurgia particular, quanto custou?
ResponderExcluir