Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

1 ano Mariana - Médicos, exames....

Neste post vou detalhar as visitas aos médicos e todos os exames necessários para Mariana ao completar 1 ano.

Dr. Sérgio Cavalheiro, Neurologista - Ressonância magnética, do crânio e da coluna cervical, torácica e lombo-sacra, com anestesia. 
A ressonância Magnética foi realizada na Beneficiência Portuguesa, o Bêbe de 1 ano tem que ficar 8 horas em jejum, toma anestesia, o médico coloca aquela máscara que parece de nebulização e a criança dormi. A mãe, ou acompanhante tem que se retirar. O exame dura mais ou menos 1 hora, 1 hora e meia, sofrimento para mãe que espera sem saber o que está acontecendo. Depois Mari veio com a mãozinha furada tomando soro. Assim que acordou o médico tirou o soro e ela tomou mamadeira. Ela ficou meio sonolenta até a metade do dia. Sugestão: como o bêbe tem que ficar 8 horas em jejum é melhor agendar para a primeira hora do dia. No caso de Mariana agendei para 07:25 h
RESULTADO = Normal, todos os canais do crânio desobstruídos, sem sinal de hidrocefalia. Coluna alinhada, Normal.



Dr. Antonio Macedo Junior, Urologista - Teste urodinâmico, Uretrocistografia e Ultrassom das vias urinárias.
O teste urodinâmico é realizado no consultório do Dr. Macedo junto com a consulta. Esse exame tem como objetivo ver o funcionamento da parte urinária. É colocada uma sonda no bêbe, em seguida é injetado um líquido e o médico analisa se a bexiga enche e como é o processo de esvaziamento, se consegue esvaziar todo o líquido, se há algum resíduo e a pressão da bexiga. É muito importante para monitorar a relação entre a bexiga e os rins. Pois a preservação dos rins é muito importante para crianças com problemas urinários. Não há nenhum preparo... é um sufoco... Mariana chorou muito, tivemos que segurar durante todo o exame... É normal, pois a criança com 1 ano já está muito esperta e é difícil deixar fazer e ficar quieta durante o exame.
RESULTADO = Mariana consegue esvaziar toda bexiga. Pressão em torno de 15 - 18, quando o máximo gira em torno de 50. Resultados mais definitivos a partir de 2 anos de idade.

A Uretrocistografia foi feita na Beneficência Portuguesa. Não necessita de nenhum preparo. É colocada uma sonda aonde é injetado um contraste e assim é feito raio x da bexiga cheia, da bexiga sendo esvaziada e da bexiga vazia. Esse exame é importante para descobrirmos se há algum refluxo da bexiga para o rim. Mariana também chorou e tivemos que segurá-la para fazer o exame... No caso desse exame temos que ficar algum tempo no hospital até que ela faça todo o xixi e esvazie a bexiga. Ficamos mais ou menos 2 horas no hospital.
RESULTADO = Normal. Não há refluxo para os rins.

Ultrassom das vias urinárias foi feita na Beneficência Portuguesa, serve para monitorar o tamanho da bexiga, dos rins e de toda parte urinária.
RESULTADO = Normal.



Dr. Alexandre Lourenço, Ortopedista - Raio X da coluna e do quadril.
O raio X foi feito em Maceió na Diagnose e levei pronto para o Dr. Alexandre. O resultado foi normal. Coluna e quadris normais.
O mais importante na visita ao ortopedista foi ele ver o desenvolvimento de Mariana. Dr. Alexandre pode verificar que o desenvolvimento de Mariana é de uma criança normal da idade dela: engatinhando, e se levantando sozinha, dando seus primeiros passos, ainda segurando em algum objeto (sofá, cadeira, etc...).
Dr. Alexandre me orientou em relação ao uso de tênis, a maneira correta de comprar tênis para crianças: os 4 Fs americanos. Para Mariana será importante, neste momento, o uso de tênis para dar mais segurança e para não forçar o calcanhar, pois segundo Dr. Alexandre, crianças que tiveram Mielo tem uma tendência a não firmar o pé no chão e sobrecarregar o calcanhar....
Para quem conhece o Dr. Alexandre, sabe do que estou falando, foi a melhor consulta de Mariana até hoje...


Mariana foi liberada prlo Dr. Sérgio e Dr. Macedo, só devendo voltar aos dois anos para realizar os mesmos exames de controle. Dr. Alexandre pediu que voltássemos daqui a 6 meses para que ele possa acompanhar esses primeiros passos de Mariana.


Segue contato e endereços dos médicos e da Beneficiência Portuguesa:

Dr. Sérgio Cavalheiro - Neurocirurgião Pediátrico - Rua Botucatu, 591 - Conj. 42 - Vila Mariana - São Paulo.
Fones: 11 55759466 - 55758284

Dr. Antônio Macedo Junior - Urologista - Rua Maestro Cardim, 560 - Conj. 214/215 - Bela Vista - São Paulo.
Fones: 11 32870639 - 32873954  site: http://www.uropediatria.com.br/

Dr. Alexandre Francisco de Lourenço - Ortopedia Pediátrica - Rua Itajobi, 49 - Pacaembu - São Paulo.
Fones: 11 36630050 - 36617394

Beneficência Portuguesa de São Paulo - Rua Maestro Cardim 769 - Bela Vista - São Paulo.
Fone: 11 35054000
Agendamento de exames: 11 35054001 - 35054606
Site: http://www.bpsp.org.br/




4 comentários:

  1. Estamos muito felizes em ver o desenvolvimento de MAriana. Você e MArcelo são lutadores e fico feliz de ver como este blog pode contribuir para que outras famílias tenham a oportunidade que vocês tiveram. Te admiro muito por esta força e solidariedade em compartilhar sua história com tantas outras pessoas. VIVA MARIANA. Beijão! Sua Prima Thaysa

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou precisando se um contato de alguma de vcs duas, pois estou gravida de 24 semanas e a bebê é portadora da mielo, estou muito interessada nesta cirurgia, já entrei em contato com os medicos de São Paulo..
    Mas preciso conversar com alguem que ja tenha passado pelo que estou passando..queria comparar alguns exames, e tal..
    fernanda_palacio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea, conversamos ontem e vc me indicou um tipo de óleo(para assaduras), mas não lembro de que? Se possível me diz de novo..
    E o nome da pomada que te falei é DESITIN..
    O meu e-mail é aidagarciasampaio@hotmail.com
    olha as fotos da minha filha..meu milagrinho http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8263114020895308232
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde,
    Me chamo Sabrina de Lucena,moro em Caruaru-PE e recentemente com aproximadamente 23 semanas, ficamos sabendo que nossa bebe tem spina bifida aberta.Ficamos bastante interessados em saber como funciona a cirurgia.Agradeço desde já por todas as informações que dispor.
    najeduardonogueira@hotmail.com
    sabrinadelucena@hotmail.com

    ResponderExcluir