Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Planos de Saúde ?!

Resolvi antecipar esse post para deixar todos informados sobre a novela vivida por todos que precisam usar os planos de saúde...  O meu plano sul américa não autorizou o procedimento,  alegando que a cirurgia que nos submetemos, eu e minha filha (cirurgia fetal para correção de mielomeningocele) ,  não está no rol de procedimentos da ANS (agência nacional de sáude)... ou seja, o plano cobre a cirurgia de mielomeningocele após o nascimento e não cobre a cirurgia de mielomeningocele quando feita intrauterina... é uma contradição , pois a cirurgia após o nascimento deixa sequelas, já que o defeito da coluna fica exposto durante toda a gravidez, enquanto intraútero vc já fecha e corrige. A correção da mielomeningocele intraútero evita que as raízes nervosas fiquem expostas e sofram um processo maior  de inflamação, além de evitar também colocação de válvula na criança, uma vez que evita a hidrocefalia e outras sequelas mais. O custo para os planos de saúde são bem maiores quando a cirurgia é feita após o nascimento. A criança que tem hidrocefalia, por exemplo, tem que fazer a colocação de válvula no cérebro. Geralmente esta válvula é trocada algumas vezes, são muito caras e cobertas pelo plano de saúde. Com a cirurgia intrauterina essas sequelas tem menos chance de acontecer... as despesas do plano de saúde com essa criança que irá nascer já operada intraútero será infinitamente  menor do que com a cirurgia após o nascimento.

Os grandes benefícios da cirurgia intrauterina foram comprovados através um estudo feito em 3 grandes centros de cirurgia fetal nos Estados Unidos(Hospital  Infantil da filadélfia-Chops, Vanderbilt University e Universidade da califórnia em São Francisco) onde  foi analisado os resultados clínicos compararando a cirurgia fetal versus a cirurgia pós-natal. O objetivo do estudo era operar 200 pacientes , mas o NIH terminou o julgamento após a 183ª cirurgia, com base em evidências claras de eficácia para o procedimento pré-natal ( intraútero). O estudo MOMS(Management of Myelomeningocele Study)  foi publicado em 17 de março de 2011 no New England Journal of Medicine e liberado mundialmente a cirurgia fetal conforme protocolo do NIH.

A questão é : o plano de saúde não cobriu as despesas com a cirurgia da minha filha e vamos ter que apelar para a justiça resolver esse impasse... sorte que a nossa família tem condições de arcar com as despesas dessa cirurgia e se não tivesse ? Teria que deixar minha filha nascer doente ? Com sérios problemas pelo resto da vida ?

Essa semana recebi email de 2 mães: a primeira que mora em São Paulo e que tem sul américa... teve que entrar com uma liminar e está esperando a resposta da justiça para a realização da cirurgia. E a segunda mãe que mora no Espírito Santo...

Esperamos que com a divulgação e a comprovação da eficácia da ciurgia intrauterina, a justiça Brasileira e a ANS (Agência Nacional de Saúde) reconheçam o procedimento e façam valer perante os planos de saúde o direito de nós, mães, operarmos nossos filhos ainda dentro do nosso ventre, possibilitando uma qualidade de vida melhor para nossos bebês.

4 comentários:

  1. Realmente essa atitude dos planos de saúde em não liberar essa cirurgia é de fato muito pouco inteligente. Visto que, os benefecios que a cirurgia feita intraútero são infinitamente melhores e com isso diminue o custo com tratamentos, após o nascimento, para os planos.Sem contar com a qualidade de vida que essas crianças vão ter... Não tem nem o que discuti.
    Ana Carla

    ResponderExcluir
  2. Passei por esta experiência em relação ao plano de saúde. Quem necessitar não pode desistir , consegui a liminar em menos de 24 horas e o Juiz determinou prazo de 48 horas para que o convênio realizasse o procedimento : Ressalvo que foi coberto a cirurgia e as despesas hospitalares (já que meu plano não atende mais o hospital Santa Joana). Agradeço a Deus por ter colocado Dra Rosilda e Dra Carla tb em minha vida e se empenharam muito !!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem hidrocefalia e fiz a cirurgia intra utero com o Dr Moron dia 20/12. A cirurgia foi um sucesso e meu filho provavelmente nem vai precisar fazer outra cirurgia para colocar a valvula quando nascer. Foi um verdadeiro milagre!
    A cirurgia intra utero e realmente o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  4. Alguém fez a cirurgia particular, quanto custou?

    ResponderExcluir