Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

História da Silvia e Roberto pais de Gustavo operado em 22.05.2013

No início de janeiro de 2013 descobri minha segunda gravidez. Não foi planejada, mas foi muito comemorada. Felipe, meu primeiro filho, estava prestes a completar 1 ano. Iniciei o pré-natal de imediato, a cada consulta esperava ansiosamente pelo exame de ultrassom, para poder ver meu bebê e ouvir seu pequeno coração.
No início de março descobri que seria outro menino. A felicidade foi enorme, seria mãe de dois meninos! Depois desse exame, o próximo deveria ser em torno de 20/22 semanas, a morfológica do 2o trimestre. Mas minha médica, sabendo da minha ansiedade em ver meu pequeno bebê, passou uma requisição de ultrassom a mais, para ser feita antes da morfológica. Apenas para satisfazer a vontade de uma mãe ansiosa. Com 17 semanas de gestação, no dia 02/04, fui fazer o US, acompanhada pelo meu marido. Durante o exame percebi que o médico ficou tempo demais observando a cabecinha do bebê. Após ver e rever várias vezes a imagem na tela, ele avisou que iria continuar o exame e que voltaria a analisar aquela região. Meu coração acelerou, a respiração ficou rápida e pesada. Naquele momento tive a certeza de que algo estava errado. Porque teria que analisar melhor cabecinha do meu bebê? O exame continuou, a cabecinha foi avaliada novamente, a coluna... até que ele falou a sua suspeita: mielomeningocele. Explicou o que era e as possíveis sequelas. Para ter a certeza do diagnóstico, fez em seguida um ultrassom transvaginal, assim pôde visualizar e confirmar o que eu não queria ouvir. Depois de explicar um pouco mais sobre a mielo, me informou da possibilidade de operar intra-útero e melhorar o prognóstico do meu filho. Meu mundo desabou e por 2 dias chorei até não aguentar mais. Pesquisei muito na internet sobre a mielo e sobre a cirurgia, até que encontrei o Blog "Vencendoamielo". A partir daí decidi que só pesquisaria sobre a cirurgia, esse foi o meu foco, não pensaria mais nas possíveis sequelas. Entrei em contato com algumas mães que operaram e marquei a consulta com o Dr Moron para o dia 29/04. Após a consulta não tive dúvidas de que operar era única chance de oferecer uma qualidade de vida melhor para o meu filho, marcamos a cirurgia para o dia 22/05. Dr Moron nos passou muita segurança, explicou todo o procedimento com a tranquilidade de quem é mestre no que faz. Moramos em Curitiba-PR, e nesse período da consulta até a cirurgia nos organizamos e procuramos um lugar para nos hospedar em São Paulo, onde ficaríamos até nosso filho nascer. Correu tudo bem durante a cirurgia, fiquei 6 dias internada e no ultrassom feito antes da alta já foi constatada uma reversão da herniação do cerebelo. Dia 30/06 fui internada com fortes dores abdominais, era a cicatriz que estava rompendo. Dia 01/07 o Gustavo nasceu, de 30 semanas, pesando 1.195gr. Foram 65 dias de UTI. Gustavo não desenvolveu hidrocefalia e tem o movimento das pernas. Faz acompanhamento com ortopedista e neurologista em São Paulo, além de urologista em Curitiba. Também faz fisioterapia 2x por semana devido a prematuridade. É um bebê saudável, sorridente, que me dá muita alegria... e é a paixão do irmãozinho mais velho. Tenho certeza que fiz o melhor pelo meu filho.

3 comentários:

  1. Tenho muita admiração e orgulho da minha irmã, ela mostrou ter uma força que nunca imaginei que teria. Em nenhum momento se deixou abater ou teve dúvidas do que seria melhor pra o pequenino Gustavo. Meu sobrinho é lindo, muito amado e um guerreiro.

    ResponderExcluir
  2. O Gu é um verdadeiro guerreirinho, e com uma alegria q não tem tamanho. Esse menino vai longe!!

    ResponderExcluir
  3. A Silvia é uma mamãe mais que especial. É uma pessoa forte, otimista e guerreira. Tive a oportunidade de acompanhar todo esse processo e me encantei com a pessoa incrível que ela é. Ela amou seu menino além de qualquer adversidade. E hoje vemos o Gustavo, esse menino lindo, sorridente e guerreirinho cmo a mamãe dele. Minha amiga, seus filhos, seu esposo, pais, irmãs e amigas, sempre teremos muito orgulho de vc. Toda felicidade do mundo pra sua linda família.

    ResponderExcluir