Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A CIRURGIA

No domingo 3 de abril às 7 da manhã vieram me buscar, fui para sala de cirurgia tranquila pois apesar da gravidade da situação estava disposta a tudo pela saúde da minha filha. Estavam comigo: Minha sogra, D. Denise, meu irmão Pedro, minha irmã Raquel e meu marido Marcelo. Na sala de cirurgia, Dr. Morom, Dr. Sergio, Dr. Almodim estavam prontos, me esperando. Fui apresentada ao resto da equipe... tinha muita gente... eram uns 15 médicos no centro cirúrgico... tomei anestesia e apaguei...

O procedimento cirurgico de correção da mielomeningocele intrauterino (Céu Aberto) é feito da seguinte forma:

A gestante com até 26 semanas de gestação é submetida a anestesia peridural associada a anestesia geral e a uma incisão semelhante a utilizada nas cesarianas, porém cerca de 3 cm mais alta e com aproximadamente 17 cm de comprimento. Após a abertura do abdômen, o útero é exteriorizado e o líquido amniótico retirado e armazenado em ambiente adequado para sua conservação. O obstetra (Dr. Moron) faz uma abertura de aproximadamente  9 cm no útero em posição determinada somente no momento da cirurgia, por depender da localização da placenta. Após o útero ter sido aberto, o neurocirurgião (Dr. Sérgio Cavalheiro) opera o bebê. Em seguida, o líquido amniótico é recolocado no interior do útero e todas as camadas abertas são fechadas.

A gestação continua até o nascimento do bebê.

                                         Dr. Moron e Dr. Almodim
                                          Cirurgia fetal "Céu Aberto"


Nenhum comentário:

Postar um comentário